Consciência é uma palavra de origem grega do primeiro século antes de Cristo e significa tomar conhecimento de alguém coisa ou de alguém.
É o conhecimento da verdade a distinção entre o certo e o errado, o bem e o mal. É o agir de acordo com a verdade, a justiça. É o conhecimento inato das leis e vontade de Deus. É a voz interior que permite discernir e julgar o nosso comportamento buscando a conquistar as virtudes morais merecedoras da compaixão, o amor e a graça do Criador. A formação da consciência, regida por Deus e guardada no sacrário de nossos corações constitui o nosso maior patrimônio, o principio ético de honra, caráter, dignidade, honestidade e respeito às pessoas.
A consciência não determina automaticamente o comportamento. Mesmo as pessoas batizadas e que vivem sob a graça e o poder do Espírito Santo vivenciam a experiência do conflito entre o bem e o mal, o certo e o errado, obedecer ou não à vontade de Deus, o livre arbítrio. A consciência tem um papel muito importante em nossas vidas. Mesmo a consciência da dor e o sofrimento experimentado e vivido fazem a alma evoluir despertando e desenvolvendo nas pessoas um processo evolutivo continuado, o sentimento no sentido do bem,do amor e quanto mais deixamos de desejar as coisas terrenas mais sentimos uma superação do espírito sobre a matéria num processo de purificação onde resplandece uma aura espiritual, um sentimento de leveza e de liberdade. Assim nos presenciamos a interação do triângulo do ser, a trindade divina, o que geralmente denominamos chamar de espírito, corpo (matéria) e alma.
Presentemente humanidade vive uma corrida louca em busca da riqueza, do poder, da fama da glória, do prazer e, muitas pessoas conseguem, embora, depois de algum tempo descubram que ainda falta algo em suas vidas, uma mulher que o ame, famílias desunidas, filhos desajustados,conflitos,inimizades, ciúmes, inveja, vícios que muitas vezes o escraviza. Uma constante luta é travada, em prol da paz de espírito, a quietude da alma, à vontade de se realizar, de ser feliz, sufocados e dominados pela sede do poder, da fortuna, da fama, e do prazer, nunca saciáveis, o ser humano não tem tempo de parar e pensar e corrigir o seu rumo.
O Rotary nasceu do sonho, da consciência, do espírito humanitário de seu fundador Paul Percy Harris com o propósito de através o convívio de um grupo de pessoas de profissões heterogêneas cultivar e desenvolver a amizade e criar a oportunidade de prestação de serviços dentro do princípio da ética. O Rotary é uma escola de convivência e com ele aprendemos a apreciar a filosofia rotária e a nos conscientizarmos do seu papel, de sua importância. É este o grande milagre.
A consciência rotária mostra que vem de dentro, não sei se da alma ou do coração, mas é, sem sombra de dúvida, um estado espírito. A prova Quadrúpla e as Três Peneiras expressam a consciência da Rotary.
Prova Quadrúpla- do que NÓS pensamos , dizemos e fazemos.
É a VERDADE? É JUSTO para todos os interessados? Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES? Será BENÉFICO para todos os interessados?
A Três Peneiras – O empregado, mal foi apresentado ao novo chefe, já esboçou o desejo de criticar a conduta de um colega do trabalho naquela velha tentativa de fazer média, crescer na sombra de alguém. O sábio e experimente chefe (não seria um líder?) apresentou-se em dar um outro rumo à conversa: - Espere um pouco. O que você vai me contar já pelo crivo das Três Peneiras?A primeira é a peneira da verdade.Ou seja: você tem certeza que este fato é absolutamente verdadeiro?
A reação do interlocutor foi de insegurança, no que prosseguiu chefe.
-Muito bem; a sua história já vazou a primeira peneira. Vamos agora, para segunda peneira, a da bondade. O que você quer me contar, gostaria que os outros também dissessem o mesmo a seu respeito? A resposta negativa do empregado provocou o seguinte comentário do chefe:
- É, a sua história vazou também agora pela segunda peneira. Que tal agora, experimentar a terceira, a da necessidade? Você acha mesmo necessário me contar esse fato?
Foi quando, então, arrependido, o empregado assim se expressou: - Não, chefe; passando pelo crivo de mais esta peneira, não sobrou nada do que eu ia contar. E tem mais daqui pra frente eu terei um novo comportamento, pois elas- as três peneiras- me ensinaram quão prejudicial é boato no relacionamento humano.